PHP é uma Linguagem de Programação usada para criar Aplicações Web Dinâmicas. O nome vem de um acrônimo recursivo: PHP: HypertextProcessor (Processador de Hipertextos).

Com PHP é possível desenvolver Fóruns de Discussões, Salas de Bate-Papo, Livros de Visita, e muito mais.


Qual o pré-requisito para aprender PHP?

É necessário um conhecimento básico da Linguagem HTML. Se você não preenche esse pré-requisito, sugiro que comece lendo o post: Introdução ao HTML.

Por que o PHP?

  • PHP roda em diferentes plataformas: Windows, Linux, Unix, etc;
  • PHP é gratuito para baixar e usar;
  • PHP é a linguagem de programação web mais popular do mundo;
  • PHP é muito fácil.

O que é necessário para programar em PHP?

Para rodar Scripts PHP em seu computador (Local), é necessário:

  • Instalar um Servidor Web (Apache ou IIS);
  • Instalar o PHP;
  • Instalar um Banco de Dados; (Opcional)

No próximo post explico passo a passo como instalar esses itens no Windows com apenas alguns cliques.

Outra possibilidade é você contratar um Serviço de Hospedagem (Ex:ProWebHost). A maioria dessas empresas oferece suporte à Linguagem PHP. Assim, você paga em torno de trinta reais por mês.

Particularmente, eu não sou nada a favor, pois na prática, não é nem um pouco produtivo você programar e ter que toda hora jogar os arquivos no servidor (fazer upload) para poder testar. Acho que só devemos contratar esses serviços quando formos realmente colocar um site no ar.

Além disso, acho muito anti-profissional você fazer alterações em sites que já estão no ar. Qualquer erro, e os internautas que estiverem acessando a aplicação na hora vão ver. O certo é você ter a certeza que está funcionando e só depois fazer o upload.

Por que eu preciso de um Servidor Web?

Os programas escritos em PHP são executados no Servidor Web. Lá, os comandos são processados e o resultado enviado para o navegador. O resultado é composto pelos textos da página e as Tags HTML (Em alguns casos, também códigos CSS e JavaScript).

Por esse motivo, ao tentar acessar o Código Fonte de uma página escrita em PHP, não vemos nenhum Código PHP (apenas HTML). Pode parecer que isso não serve pra nada, mas é importante salientar que em alguns momentos precisamos colocar informações confidenciais dentro do Código PHP (Exemplo: Senha de Banco de Dados). O mesmo ocorre com linguagens concorrentes como ASP.

Introdução ao PHP - Curso básico http://prowebdesigner.com.br/blog/wp-content/uploads/2015/06/introducao-ao-PHP1-1024x576.jpghttp://prowebdesigner.com.br/blog/wp-content/uploads/2015/06/introducao-ao-PHP1-300x300.jpgKeyner WelklerProgramaçãoaprender php,aula 1,curso php,introdução php,php basico
PHP é uma Linguagem de Programação usada para criar Aplicações Web Dinâmicas. O nome vem de um acrônimo recursivo: PHP: HypertextProcessor (Processador de Hipertextos). Com PHP é possível desenvolver Fóruns de Discussões, Salas de Bate-Papo, Livros de Visita, e muito mais. Qual o pré-requisito para aprender PHP? É necessário um conhecimento básico...