Todos adoram sites de página única. Sério, pelo menos metade dos designers que eu conheço se derretem por esse tipo de site; e mais importante, os clientes começaram a adorar também!

É muito válido lembrar, é claro, que até pouco tempo atrás, sites assim não eram nenhum motivo de orgulho; pelo contrário, eram vistos pela maioria como chatos, ou simplesmente como uma opção barata para quem não tinha verba para investir em um bom site.

Mas porque isso mudou? Será que a visão estética das pessoas mudou tanto, ou foram os estudos de usabilidade e o entendimento do usuário que alavancaram essa mudança? Vamos falar um pouco sobre isso…

Hoje, as paginas únicas são uma grande tendência no WebDesign, além de algo completamente diferente a cada experiência. As páginas únicas permitem um projeto organizado, uma interface mais agradável, e um foco em conteúdo incrível; tudo isso em prol do usuário e, é claro, de seus interesses. E em se falando de usabilidade há, principalmente, dois pontos bons que se deve considerar nesse tipo de projeto; e é claro, um grande desafio:

1. Aumento significativo de conversão

Embora não tenhamos muitos estudos sobre isso, a maioria dos especialistas em usabilidade (pelo menos os que conheço) apontam que sites de página única tendem a ter taxas de conversão sensivelmente maiores, quando comparados com sites de navegação “normal”. Infelizmente, o único estudo de caso que eu conheço é o da 37Signals, e ele aponta um crescimento  de até 37,5% mais inscrições em um site de página única, quando comparado com outro site de mesmo conteúdo, separado em uma navegação “normal”.

É… Bem… Convenhamos, isso não é tão surpreendente, principalmente se considerarmos o ponto a seguir:

site pagina unica

2. Foco no conteúdo.

Com uma navegação mais simples o usuário não se perderá no meio do conteúdo, e tudo estará a apenas um “scroll” de distância. Além disso, como falei acima, o comum nos casos de paginas únicas é termos um grande foco no conteúdo, o que traz uma pagina mais focada na conversão, ficando muito mais fácil de transmitir a sua mensagem para o usuário, e garantir que ele a entenda.

Além desses fatores, há de se considerar também que esse tipo de site tende a se comportar melhor em diferentes dispositivos de acesso (notebooks, pcs, macs, smartphones, etc.), uma vez que a sua base de navegação é a rolagem, e não em links clicáveis. (veja neste exemplo).

Desafio

O grande desafio para o design, nos sites de pagina única é, basicamente, manter os usuários “rolando” o seu site. Mas é claro! Somos designers! Podemos usar uma série de atrativos visuais para que isso aconteça, como por exemplo: fotos em HD, cores intensas, tipografias fortes, etc.;  mas estamos falando de web, e nem sempre isso é suficiente para prender a atenção daquele usuário que tem 20 janelas do navegador abertas, enquanto suas redes sociais piscam e lhe chamam a atenção.

Aqui, o grande desafio é não parar de melhorar nunca. Como? Na base de testes. Analisando os dados de seus usuários, criando o maior numero de testes A/B que puder, em cada uma das linhas do seu site, e em cada detalhe, certamente você encontrará o caminho para atingir o coração do seu publico alvo.

 

Porque usar um site de página únicahttp://prowebdesigner.com.br/blog/wp-content/uploads/2015/06/Sem-título-1024x570.pnghttp://prowebdesigner.com.br/blog/wp-content/uploads/2015/06/Sem-título-300x300.pngKeyner WelklerWeb designersingle pagina,site 1 pagina,site acessivel,site moderno,web design atual
Todos adoram sites de página única. Sério, pelo menos metade dos designers que eu conheço se derretem por esse tipo de site; e mais importante, os clientes começaram a adorar também! É muito válido lembrar, é claro, que até pouco tempo atrás, sites assim não eram nenhum motivo de orgulho;...